Serviços / Avaliação Psicológica

As avaliações psicológicas são variadas e podem avaliar diversos aspectos dos futuros colaboradores, de acordo com a necessidade da empresa. As avaliações funcionam como um complemento do processo seletivo dos futuros colaboradores. É por meio delas que pode-se avaliar traços de personalidade, conduta social, características pessoais, de comportamento, atitude no trabalho e o quanto o profissional está apto para a execução de uma tarefa ou assumir determinada função.

Tudo depende do que se quer realmente identificar para uma função, atividade a ser executada ou área profissional. Em casos de funções operacionais, as avaliações funcionam também como um método de segurança, e podem mensurar, por exemplo, o nível de atenção de um operador para conduzir uma máquina de risco, de um motorista para dirigir o seu veículo, ou ainda de um segurança em portar uma arma. Além disso, também podem ser utilizados para medir níveis de produtividade, bem como se o profissional possui algum problema de origem neurológica.

Cada empresa e cada disponibilidade de vaga pode ter suas necessidades especiais, mas o objetivo de todas as avaliações , durante a seleção é a identificação da compatibilidade entre o perfil do futuro colaborador e o perfil da vaga, tornando-se uma ferramenta mais rápida e eficaz de identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos candidatos.

As avaliações psicológicas visam estabelecer:

  • Características psicológicas, tais como: capacidade de raciocínio (verbal, espacial, numérico, abstrato, mecânico);
  • Resolução de problemas/conflitos, relacionamentos interpessoais, estilos de comunicação;
  • Personalidade;
  • Características motoras;
  • Destreza manual;
  • Características auditivas e visuais.

Traçando assim o perfil dos futuros colaboradores, selecionando aqueles que mais se adaptam à função pretendida.